Garantido inicia translado de alegorias para concetração do Bumbódromo

14 de junho de 2022

O transporte de alegorias do Garantido começa nesta quarta-feita para a área de concentração do Bumbódromo

Parintins (AM) - A diretoria do Boi Garantido anunciou que nesta quarta-feira (15), começa o translado de alegorias para o setor de concentração, na área externa do Bumbódromo, lado vermelho, a partir das 8h.


O trabalho de deslocamento de alegoria contará com o apoio técnico permanente de equipes da Amazonas Energia; Polícia Militar com batedores; Bombeiros Civis e Militares, equipe de Segurança do Trabalho e de Enfermagem do Garantido.


De acordo com o presidente do bumbá, Antônio Andrade, com o planejamento, a diretoria considera que o Garantido está relativamente pronto.


“O Garantido estará pronto no dia 23 e dia 24 estará todo montado na concentração para entrar na arena. Com certeza, o boi que levaremos à arena é um boi muito forte, bonito e inovador. O boi que vai sair da Cidade Garantido será campeão. Disso eu não tenho dúvida”, assegurou o presidente


Planejamento operacional- De acordo com o coordenador artístico da Diretoria Geral de Espetáculo (DGE), Ito Teixeira, o planejamento operacional da diretoria do bumbá para o transporte dos mais de 120 módulos alegóricos será feito cumprindo o estabelecido pela diretoria.


“O planejamento foi feito há semanas, juntamente com todos os segmentos do boi. O material já está disponível, como fardamento, bota, luva, capacete, além de empilhadeira para que esse translado possa acontecer. É o momento em que vivemos uma expectativa, porque para nós, o boi de arena começa com o translado das alegorias. Agora, existe a preocupação com as possíveis danificações de alegorias por conta da distância”, disse Teixeira.


Kaçaurés- Para o translado das peças artísticas do Garantido, segundo o coordenador Ronaldinho Gadelha, a diretoria contratou 210 kaçauerés (empurradores de alegoria).


“Na preparação dos kaçauerés, todos receberam as orientações de segurança do trabalho e primeiros socorros, assim como sobre a importância do trabalho. Portanto, todos estão prontos para o translado”, assegurou


De acordo com o coordenador de galpão, o artista Antônio Cansanção, o trabalho de remoção de alegorias contará também com o apoio de cada equipe de artistas.


<