Governo anuncia ‘O Mundo Encantado do Natal’, com programação em 20 municípios e na capital

18 de novembro 2021

Tradicional programação no entorno do Largo de São Sebastião também permanece na agenda natalina


Nesta quinta-feira (18/11), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, lança a campanha “O Mundo Encantado do Natal – Onde a magia é feita de alegria”, com programação em diversos bairros da capital e em 20 cidades do interior do estado. Entre os destaques também estão a tradicional decoração do Largo de São Sebastião; o espetáculo “Um Presente para o Natal”, no Teatro Amazonas; o “Povos Criativos: Feira de Economia Criativa – Edição de Natal”, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia; além do Natal nos Centros de Educação de Tempo Integral (Cetis).


O projeto faz parte do programa +Cultura e é realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em parceria com o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e a Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), com apoio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), TV Encontro das Águas e Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA).


O secretário Marcos Apolo Muniz destaca que as atividades vão gerar emprego e renda para trabalhadores da cadeia produtiva da cultura e da economia criativa. Ele comenta que todo roteiro foi pensado para contemplar o máximo de pessoas, entre trabalhadores da cultura e economia criativa, artistas e público.


“Estamos aqui, diretamente da Central Técnica de Produção, que é onde a magia acontece, a nossa fábrica de sonhos. Aqui, você está encontrando dezenas, centenas de profissionais, artistas de todas as áreas atuando para que a gente possa levar até a população o nosso Mundo Encantado do Natal. Neste ano a gente está com a programação ampliada, diferenciada, diversificada e com uma difusão impressionante”, comenta.


Marcos Apolo destacou os trabalhos no entorno do Teatro Amazonas. “O Largo de São Sebastião vai receber uma decoração especial, diferenciada que a gente fez justamente para que a gente pudesse ampliar nossa capacidade de contratação. São quase 600 profissionais contratados diretamente, e isso tudo se multiplica a partir do momento que a gente tem um alcance ainda maior, movimentando a engrenagem da economia da cultura”.


Natal nos Municípios – Dez cidades vão receber árvores de Natal e uma programação especial, com a participação da população. São elas: Itacoatiara, São Sebastião do Uatumã, Novo Airão, Barcelos, Coari, Tabatinga, Tapauá, Humaitá, São Gabriel da Cachoeira e Alvarães.


A decoração vai contar também com um cenário para fotos, em alusão à tradição dos cartões natalinos. Ao lado de cada árvore será disposto um painel temático, confeccionado no formato de um cartão de Natal e com iluminação de LED.


Em cada local também será realizada uma parada com os personagens natalinos.


‘Natal Itinerante’ – Já Silves, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Autazes e Iranduba vão receber o “Natal Itinerante”, com intervenções artísticas de contação de histórias, shows musicais, parada com o Papai Noel, Mamãe Noel e demais personagens natalinos. A atividade também vai ser realizada em cinco bairros da capital: Viver Melhor, Jorge Teixeira, Cidade de Deus, Novo Aleixo e Nova Vitória.


Numa carreta palco, a Companhia Metamorfose vai exibir, durante uma hora, a peça “A Caravana Mágica do Natal”, com oito atores se revezando em cena para apresentar o significado dos símbolos de Natal.


Teatro Amazonas – A apresentação do espetáculo “Um Presente para o Natal”, no Teatro Amazonas, acontece no período de 10 a 23 de dezembro. O musical, com direção de Jean Palladino, traz a história de Ana para falar sobre o significado do tempo, a necessidade de olhar para o agora e viver o presente.


Para assistir ao espetáculo, o público vai precisar agendar pelo Portal da Cultura (cultura.am.gov.br).


Largo de São Sebastião – A tradicional programação no entorno do Largo de São Sebastião vai contar com decoração especial, espetáculos dos Corpos Artísticos, apresentações artísticas de diversas linguagens e de grupos participantes do Festival Amazonas de Corais (Famcor), paradas com personagens natalinos e Feira de Economia Criativa.


‘Fábrica do Papai Noel’ – Neste ano, o encontro com o Bom Velhinho vai ser em um local diferente: na Fábrica do Papai Noel, instalada no Centro Cultural Palácio da Justiça, na avenida Eduardo Ribeiro, 901, Centro. Na visita, as crianças vão conhecer diversos setores onde os brinquedos são fabricados e também o ateliê da Mamãe Noel. A garotada ainda pode se tornar ajudante do Papai Noel.


A visitação vai acontecer de terça a domingo, das 17h às 21h, mediante agendamento pelo Portal da Cultura (cultura.am.gov.br).


Cetis – As apresentações também vão chegar aos Centros de Educação de Tempo Integral (Cetis), nas zonas norte, leste, oeste, centro-oeste e sul de Manaus e nos municípios de Iranduba, Parintins, Boa Vista do Ramos, Barreirinha, Nhamundá e Envira.


No total, são quatro espetáculos: “Uma Carta de Natal”, “Uma Árvore de Natal”, “Natal Caboclo” e “Tonho e Paco no Caminho do Menino Jesus”, produzidos pela equipe do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro.


Natal nos parques – Os parques Jefferson Peres e Rio Negro também vão receber programação especial, com apresentações artísticas, parada natalina e de grupos participantes do Festival Amazonas de Corais (Famcor).


‘Povos Criativos’ – Até o dia 19 de dezembro, o Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA, na avenida Silves, 1.222, Distrito Industrial) vai sediar o “Povos Criativos: Feira de Economia Criativa – Edição de Natal”, com 40 expositores de segmentos como gastronomia, artesanato, sebo, arte indígena, design gráfico, antiquário, além de apresentações artísticas.


A programação acontece sempre aos domingos, das 9h às 17h, com entrada gratuita. A proposta é apoiar os empreendedores criativos e garantir trabalho e renda neste final de ano.


Edital – Para compor a programação das atividades na capital, a AADC lançou edital de credenciamento para intervenções e apresentações artísticas com temática natalina, dividido em quatro modalidades: Teatro, Música, Circo e Dança.


Podem participar do processo pessoas física e jurídica. O edital, a ficha de inscrição e os anexos estão disponíveis no site da AADC (https://www.agenciacultural.org.br/site/licitacoes/chamamentos-credenciamentos/publicacoes-de-chamamentos-credenciamentos-2021/).


Confira a programação completa


Natal Itinerante

• 21 de novembro – Rio Preto da Eva