Governo do AM lança Programa + Cultura que beneficiará artistas da capital e interior.

29 de agosto de 2021

Na manhã desta sexta-feira (27) o governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado Cultura e Economia Criativa, lançou o Programa + Cultura que reune um pacote de ações para fomentar as atividades culturais e a sustentabilidade de artistas locais e trabalhadores do setor. O lançamento ocorreu no principal palco de artes da capital amazonense, o majestoso Teatro Amazonas, e iniciou com a apresentação do Balé Folclórico.


O evento contou com a presença do governador do Amazonas, Wilson Lima, do secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, dos secretários executivos de Cultura, Cândido Jeremias e Kaká Bonates, do presidente da Agência de Desenvolvimento Cultural (AADC), Edval Machado Junior, além do deputado estadual Tony Medeiros e do vereador Wallace Oliveira que representaram suas respectivas casas legislativas.


De acordo com Marcos Apolo Muniz, foi um dia muito significativo para a retomada da cultura local. "O conjunto de editais implementados, irá beneficiar os artistas que foram mais afetados com a pandemia. Já estamos realizando o maior programa em volume de recursos do estado, e com incentivo federal, para que os trabalhadores do setor tenham acesso a algum auxilio enquanto nos adaptamos ao novo normal”, destaca.


O investimento total do Programa + Cultura é de R$ 6 milhões, para atender os artistas da capital e do interior. Dentre os editais está o ‘Amazonas Criativo’, o ‘Amazonas Cultura em Rede’ e o ‘Equipa Cultura’, "este último voltado para os artistas que precisaram vender seus equipamentos para sobreviver durante o pico da pandemia", comenta o secretário.


As inscrições são gratuitas, e os editais já estão disponíveis para consulta pública no Portal da Cultura através do site: cultura.am.gov.br.


O Governador do Amazonas Wilson Lima, lembrou os artistas que perderam suas vidas vítimas da Covid 19 e ressaltou a retomada das atividades culturais, aos poucos, no estado.

“A cultura é importante para manter nossas raízes vivas, para contar nossa história e projetar nosso futuro. Existem muitas famílias envolvidas na arte que foram penalizadas em função do fechamento das atividades, estamos nos esforçando para estar presente no momento em que os artistas mais precisam”, avaliou.


Na ocasião o governador ainda ressaltou a importância da vacinação e o quanto o estado está avançando para que se possa voltar a ‘normalidade’. "Algumas atividades já estão acontecendo no Teatro Amazonas, seguindo os protocolos de segurança de saúde", declarou. Ele também comentou, sem muito detalhamento, que está previsto um evento teste em Manaus, para três mil pessoas, com data prevista para o mês de setembro.


Texto: Mayane Batista