Governo do Amazonas anuncia Campo do Passarinho como novo núcleo do Pelci

25 de março de 2022

O Governo do Amazonas anunciou o Campo do Passarinho como novo núcleo do Projeto Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci), por meio da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), nesta quinta-feira (24/03). Localizado no bairro Colônia Terra Nova, zona norte de Manaus, o espaço esportivo foi recém revitalizado pela Secretaria de Infraestrutura e Região Metropolitana (Seinfra).


Agora, o Campo do Passarinho receberá escolinhas esportivas nas modalidades de futebol e vôlei, masculino e feminino, disponibilizando 180 vagas gratuitas para crianças e jovens de 8 a 17 anos.


“Mais um núcleo do Pelci anunciado na capital do estado por determinação do governador Wilson Lima. Agora, nosso objetivo, é intensificar os investimentos no esporte de base para termos resultados futuros de atletas no alto rendimento e cidadãos de bem, que nascem aqui na escolinha de iniciação esportiva dos bairros”, ressaltou o diretor-presidente da Faar, Jorge Oliveira.


“Nós temos muitas crianças da periferia que ficam sem um cuidado. Então o Pelci é um projeto de grande relevância para a comunidade, pois já nasce grande e oferece às nossas crianças uma chance para serem bons cidadãos na vida”, afirmou Eraldo Araújo, presidente da associação de moradores.


Para a jovem de 16 anos, Evelyn Raquel, aluna na escolinha de vôlei, o Pelci é uma oportunidade para que crianças e adolescentes da comunidade possam mostrar seu talento.


“O projeto é importante para que crianças e jovens possam ter oportunidade de mostrar seu talento e tentar ser um atleta profissional. E muitas pessoas têm renda baixa, então com o projeto, muitos poderão aproveitar. E eu agradeço o governo por estar ajudando o sonho de muitos jovens aqui no bairro”, disse Evelyn Raquel.


Com a revitalização do campo entregue em janeiro, o esporte continua sendo fomentado na zona norte, beneficiando bairros como o Colônia Terra Nova, Novo Israel, Santa Etelvina, Cidade Nova, entre outros. Para as aulas, o projeto dispõe de equipamentos esportivos como bolas, cones, kits de apitos, bambolês, redes de gol, coletes, além de uniformes de padronização.


Localidades – Atualmente, o Pelci conta com cinco núcleos ativos na capital, com diversas modalidades esportivas como no CDC da Compensa, com aulas gratuitas de luta olímpica e futebol; Arena Amadeu Teixeira com futsal, jiu-jitsu, vôlei, handebol e basquete; Vila Olímpica de Manaus, onde são oferecidas atividades de atletismo; Campo do Prosamim no Santo Agostinho, com escola de futebol masculino e feminino; e a Escola Estadual Solon de Lucena, com as modalidades de basquete 3×3, jiu-jitsu, vôlei, futsal, basquete e handebol.


Interior – Na terça-feira (22/03), o município de São Gabriel da Cachoeira se tornou o primeiro núcleo do Pelci no interior do Amazonas. O anúncio aconteceu no ginásio Arnaldo Coimbra, com a presença de mais de mil pessoas, as matrículas ultrapassaram a marca de 200 crianças e jovens nas modalidades de futsal, voleibol, handebol e jiu-jitsu.


Fonte: http://agenciaamazonas.am.gov.br/