Governo do Estado irá realizar ação de cidadania para comunidades indígenas da Praia do Tupé

20 de agosto de 2021


O Governo do Amazonas, por meio da Fundação Estadual do Índio (FEI), em parceria com a Prefeitura de Manaus, irá realizar uma ação de cidadania voltada às comunidades indígenas da região da Praia do Tupé, bairro Tarumã, zona oeste de Manaus. O evento será no dia 3 de setembro, no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável (Cads) Professor Roberto Vieira.


Destinado às comunidades indígenas Tatuyo, Cipiá, Tuyuka e Diakuru, o evento tem como objetivo facilitar o acesso dos comunitários da região aos programas governamentais, além de oferecer serviços e atendimentos de saúde e beleza, entre outros.


Segundo o diretor técnico da FEI, Rafael Morais, a ação conjunta com as secretarias municipais tem um papel social importante para as comunidades indígenas.


“Garantir apoio e assistência às comunidades indígenas faz parte da FEI, prestando serviços de apoio, organizando ações que podem melhorar o cotidiano dos indígenas e seus direitos sociais. Através da colaboração da Prefeitura de Manaus, será possível trabalhar em conjunto nessa região e garantir a assistência necessária aos moradores”.


Serviços – Serão oferecidos na ação a emissão da 2ª via da certidão de nascimento; inscrição no CadÚnico; oficina de fabricação de detergente; rodas de conversa com a Cruz Vermelha; atendimentos psicológicos; exames oftalmológicos; serviços de embelezamento; solicitação de Carteira de Trabalho Digital; entregas de sementes; e atividades de entretenimento para as crianças, a cargo do Conselho Tutelar, e atividades lúdicas com os Garis da Alegria.


A ação voltada às comunidades é realizada pela FEI, em conjunto com com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio (SEMACC), Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e Conselho Tutelar da zona Rural.


Doações – A FEI também está realizando coleta de roupas e brinquedos que serão encaminhados às comunidades indígenas da reserva de Desenvolvimento Sustentável Puranga Conquista e Tupé. As doações podem ser feitas até o dia 1º de setembro na sede da FEI, na avenida Torquato Tapajós, s/nº, bairro Colônia Terra Nova; e na sede da Semasc, na avenida Ayrão, s/nº, Centro, das 8h às 17h.


Fonte: amazonas.am.gov.br