Governo envia equipes para reforço no enfrentamento da Covid-19 em São Gabriel da Cachoeira e Jutaí

10 de novembro 2021


Entre as estratégias definidas constam a intensificação da cobertura de vacinação e o rastreio de vigilância genômica de novas variantes


Para intensificar as ações de enfrentamento à Covid-19 em São Gabriel da Cachoeira e Jutaí, o Governo do Amazonas, por meio da Casa Militar, enviou nesta quarta-feira (10/11) equipes técnicas de saúde para os dois municípios (distantes respectivamente 852 e 751 quilômetros da capital), que lideram o ranking das dez cidades do estado com o maior número de casos de Covid-19 nas últimas semanas.


Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM), da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e do Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz-Amazônia) foram enviados na manhã desta quarta-feira (10/11).


“Equipes de saúde estão em deslocamento para os dois municípios para intensificar as ações de vigilância em saúde. Os profissionais irão reforçar a vacinação contra a Covid-19 e o rastreio de novas variantes com a testagem da população. Covid-19 mata. Vacinas salvas. Vacine-se”, afirmou Anoar Samad, secretário de Estado de Saúde.


De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tayana Amorim, a iniciativa é em resposta a situação epidemiológica apresentada pela equipe de investigadores do órgão que estiveram no local.


“Nossa equipe esteve in loco nas duas cidades e constatou o relaxamento aos protocolos sanitários por parte da população e dificuldade de fiscalização da manutenção dos mesmos, além da baixa adesão à campanha de vacinação contra a Covid-19 em algumas áreas, as mesmas que apresentam o número maior de casos”, explicou a gestora.


Tatyana aproveitou para informar que, além dos técnicos de diferentes áreas da assistência e da vigilância, o Governo do Estado está enviando insumos necessários para ampliação de testagens contra a doença e doses de vacinas de todos os tipos ofertados na campanha.


“A circulação do vírus SARS-CoV-2 continua presente no estado, e as medidas protetivas individuais e coletivas são as mesmas desde o início da pandemia da Covid-19, com a inclusão da vacina, que é considerada a ferramenta mais importante neste enfrentamento da doença”, ressaltou.


Os municípios monitorados pela FVS-RCP com maior número de casos são: (157) São Gabriel da Cachoeira, (134) Jutaí, (66) Itacoatiara, (36) Benjamin Constant, (28) Tefé, (21) Boa Vista do Ramos, (19) São Paulo de Olivença, (18) Tonantins, (17) Humaitá e (14) Barreirinha.


Fonte: amazonas.am.gov.br