Governo, por meio do Idam, realiza encontro com agricultores familiares de comunidade de de Manaus

8 de novembro 2021


O Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), esteve no sábado (06/11) realizando um encontro com comunitários da comunidade ZF5, situada em vicinal no Km 39 da BR-174 (Manaus-Boa Vista), para tratar de regularização de associação e desenvolvimento de avicultura.

Na oportunidade, o zootecnista da Gerência de Apoio à Produção Animal (Gepan/Idam), André Ferreira Silva, e o colaborador da Gerência de Apoio à Organização de Produtores (Georp/Idam), Domingos Sávio Oliveira Filho, realizaram uma ação para oportunizar esclarecimentos aos agricultores e produtores rurais da comunidade ZF5.


Conforme André, o encontro contou com mais de 30 comunitários, e os assuntos abordados envolveram a criação e regularização de uma associação, a escolha de um grupo gestor com representatividade e a necessidade da legalização da atividade avícola junto à Agência de Defesa Agropecuária do Amazonas (Adaf).


Os moradores da comunidade também receberam noções fundamentais para o acesso a políticas públicas, por meio de programas institucionais para compra de produtos da agricultura familiar.


“Com o encontro, surgiu a necessidade de capacitações referentes ao melhor entendimento do associativismo e da criação de aves de postura. As demandas levantadas serão planejadas pelas gerências do Idam para oferecer aos comunitários uma qualificação o quanto antes, para que possam trabalhar com mais entendimento e, consequentemente, trazendo mais benefícios e melhorias para a comunidade”, concluiu André.


Para o comunitário Hélio Faustino, a presença do Idam na comunidade é uma promessa de melhorias em breve.

“A atuação dos técnicos do Idam possibilita abrir horizontes de produção e melhoria para a comunidade, além de unir os moradores para um objetivo em comum”, disse.


Texto: Informação da Assessoria

Foto:Divulgação/Idam

Fonte: http://agenciaamazonas.am.gov.br/