Hotéis e pousadas em Alter do Chão têm ocupação máxima na Virada do Ano

31 de dezembro de 2021

A vila de Alter do Chão, no município de Santarém, que abriga a mais popular praia do Oeste do Pará, aguarda aproximadamente 20 mil visitantes para saudar 2022


Nely Pedroso

EQUIPE BN

Alter do Chão atrai turistas de todo o Brasil e do exterior por causa de suas praias de areia branca e água cristalina


Santarém (PA) - A praia mais conhecida e charmosa da região Norte, Alter do Chão, no município de Santarém, no Oeste do Pará, já está lotada de turistas e visitantes para celebrar a chegada de 2022.


A estimativa da Secretaria de Turismo de Santarém é de que pelo menos 20 mil turistas desembarquem na cidade para as festas de Final de Ano, aproveitando às oportunidades para saudar o Ano Novo, desfrutando das belezas naturais das praias de areias finas e brancas e das águas verdes azuladas do rio Tapajós, bem no meio da Floresta Amazônica.

Passeio no Lago Verde, até a comunidade de Caranazal, em Alter do Chão


Apesar do prefeito de Santarém (PA), Nélio Aguiar (DEM) ter cancelado, ainda no mês de dezembro, as festas de Réveillon em espaços públicos, tanto em áreas urbanas da cidade, quanto do balneário, que fica a 38 quilômetros da sede do município, por meio de Decreto (nº 1071/2021 de 10 de dezembro de 2021), as restrições impostas pelas medidas do decreto não proíbem nenhum tipo de atividade econômica.


Portanto, os bares, restaurantes, lanchonetes, casas de shows, boates, embarcações, estão liberados com sua capacidade máxima também para a realização de eventos em seus respectivos ambientes.

Alter do Chão espera receber aproximadamente 20 mil visitantes no Réveillon


Exigências

Segundo o secretário de Turismo do município de Santarém, Alaércio Cardoso, o que a prefeitura e o governo do Estado, por meio de seus Decretos exigem, é o cumprimento dos protocolos da Covid-19, do Ministério da Saúde: a apresentação da Carteira de Vacinação com pelo menos duas doses dos imunizantes. “Tanto no Estado quanto no município, o protocolo exige apresentação da Carteira de Vacinação. Essa é a única restrição”, ressalta.


A praia de Alter do Chão, conhecida como Caribe Brasileiro e eleita pelo jornal inglês The Guardian por diversas vezes como a praia de água doce mais bonita do mundo, não fica de fora da rota do turismo na Virada do Ano, nessa retomada dos eventos com toda sua capacidade, mas com cuidados e algumas exigências, levando-se em consideração questões de insegurança quanto à Covid-19 e às incertezas devido ao avanço da variante Ômicron, que assusta o mundo todo.