Idam realiza curso de capacitação em Cooperativismo e Associativismo em Benjamin Constant

13 de agosto de 2021


O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) promoveu ontem (12/08) uma capacitação em Cooperativismo e Associativismo para representantes de associações de pescadores artesanais, piscicultores e agricultores de Benjamin Constant (a 1.121 quilômetros de Manaus). A programação, ministrada pela gerente de Apoio à Organização de Produtores Rurais do Idam, Joyce Magalhães, teve a participação de 32 representantes da diretoria das associações envolvidas.


“O objetivo deste primeiro módulo foi transmitir aos representantes das associações noções de cooperativismo e associativismo, e também fazer diagnóstico das organizações de produtores envolvidas na capacitação”, explicou o gerente da unidade local de Benjamin Constant, o técnico em agropecuária Denis Lima.


Segundo Denis, participaram da ação membros da diretoria das associações Bom Pastor, Guanabara 1, Nova Aliança, Santa Luzia, Estrada Umarizal, Estrada do Crajari, Piscicultura, Pesca Artesanal e Associação Caminhos de Abundância na Amazônia (Acaam). Ainda de acordo com o gerente, espera-se que os módulos seguintes sejam realizados ainda neste ano, estando o próximo módulo já planejado para outubro.


Capacitações – A ação integra uma série de capacitações que o Idam tem realizado, com o objetivo de apoiar a formação e desenvolvimento de organizações de produtores. Além de atender diretamente os produtores, o instituto também vem realizando cursos de capacitação para servidores técnicos, extensionistas e gerentes do quadro técnico da própria instituição, a fim de fortalecer os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e apoiar as famílias rurais do Amazonas.


Fonte: amazonas.am.gov.br