Igreja Católica celebra o início da Semana Santa com Domingo de Ramos

9 de abril de 2022


A programação da Semana Santa acontece na Catedral Metropolitana e nas paróquias da Arquidiocese de Manaus


Equipe BN

Mayane Batista

Na catedral de Manaus haverá celebrações e missas programadas pela Arquidiocese


(Manaus-AM) – Um dos momentos mais tradicionais da Igreja Católica, a celebração da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, terá início com o Domingo de Ramos, no dia 10 de março.


A procissão de Ramos relembra a entrada triunfal de Jesus na cidade de Jerusalém.


Para os cristãos católicos, a Semana Santa é marcada por momentos de reflexão, recordando os últimos dias de Jesus na terra.


A programação da semana, depois do Domingo de Ramos, segue com a sexta-feira da Paixão e Morte de Cristo (15) e termina domingo (17), com a Páscoa, ocasião em que é celebrada a ressurreição de Jesus.


Em razão dessa tradição, a Semana Santa é marcada por diversas cerimônias, como a Ceia do Senhor e Missa do Lava Pés, iniciando a Vigília Pascal até o domingo da Ressurreição.


Todo esse simbolismo, conforme o calendário litúrgico da Igreja Católica, se dá com o início da ‘Quaresma’ na Quarta-Feira de Cinzas.


Devido a pandemia, as celebrações da Semana Santa nos últimos dois anos, em Manaus, aconteceram de forma virtual ou com a redução significativa da presença dos religiosos.


Em 2020 tudo se manteve fechado e os fiéis tiveram que permanecer em casa. A alternativa foi acompanhar a programação online.


Já em 2021, algumas celebrações foram abertas com 50% da capacidade de público, mantendo cautela, pois ainda havia um número alto de casos da Covid-19 no estado.


Neste ano, devido ao baixo número de casos da doença e às flexibilizações decretadas pelo estado e município, os fiéis participarão das celebrações de forma tradicional, seguindo ainda algumas recomendações.


Conforme a Arquidiocese de Manaus, a orientação é que nas paróquias e áreas missionárias os participantes mantenham o uso de máscara e evitem o contato físico.


Durante a Adoração da Cruz, na Sexta-Feira da Paixão, a orientação é evitar o beijo na imagem. A Eucaristia será entregue na mão dos fiéis, como já vem sendo realizada. Procissões e manifestações religiosas da Semana Santa nas ruas estão permitidas.