Igreja Católica celebra o início da Semana Santa com Domingo de Ramos

9 de abril de 2022


A programação da Semana Santa acontece na Catedral Metropolitana e nas paróquias da Arquidiocese de Manaus


Equipe BN

Mayane Batista

Na catedral de Manaus haverá celebrações e missas programadas pela Arquidiocese


(Manaus-AM) – Um dos momentos mais tradicionais da Igreja Católica, a celebração da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, terá início com o Domingo de Ramos, no dia 10 de março.


A procissão de Ramos relembra a entrada triunfal de Jesus na cidade de Jerusalém.


Para os cristãos católicos, a Semana Santa é marcada por momentos de reflexão, recordando os últimos dias de Jesus na terra.


A programação da semana, depois do Domingo de Ramos, segue com a sexta-feira da Paixão e Morte de Cristo (15) e termina domingo (17), com a Páscoa, ocasião em que é celebrada a ressurreição de Jesus.


Em razão dessa tradição, a Semana Santa é marcada por diversas cerimônias, como a Ceia do Senhor e Missa do Lava Pés, iniciando a Vigília Pascal até o domingo da Ressurreição.


Todo esse simbolismo, conforme o calendário litúrgico da Igreja Católica, se dá com o início da ‘Quaresma’ na Quarta-Feira de Cinzas.


Devido a pandemia, as celebrações da Semana Santa nos últimos dois anos, em Manaus, aconteceram de forma virtual ou com a redução significativa da presença dos religiosos.


Em 2020 tudo se manteve fechado e os fiéis tiveram que permanecer em casa. A alternativa foi acompanhar a programação online.


Já em 2021, algumas celebrações foram abertas com 50% da capacidade de público, mantendo cautela, pois ainda havia um número alto de casos da Covid-19 no estado.


Neste ano, devido ao baixo número de casos da doença e às flexibilizações decretadas pelo estado e município, os fiéis participarão das celebrações de forma tradicional, seguindo ainda algumas recomendações.


Conforme a Arquidiocese de Manaus, a orientação é que nas paróquias e áreas missionárias os participantes mantenham o uso de máscara e evitem o contato físico.


Durante a Adoração da Cruz, na Sexta-Feira da Paixão, a orientação é evitar o beijo na imagem. A Eucaristia será entregue na mão dos fiéis, como já vem sendo realizada. Procissões e manifestações religiosas da Semana Santa nas ruas estão permitidas.


Paróquias

As paróquias e áreas missionárias da Arquidiocese de Manaus já começaram a organizar suas programações, como é o caso da comunidade Cristo Rei, que fica localizada na rua Marrocos nº 86, no Parque das Nações, na zona Norte, pertencente à Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe.


A coordenadora da comunidade, Maria das Graças de Jesus Gomes, relata que a expectativa é positiva para esse ano.


“Estamos trabalhando bastante com a divulgação através das nossas redes sociais. A expectativa é grande e esperamos que os comunitários possam participar de maneira ativa. Passamos um ano sem nos reunir, e depois, com a liberação, fomos voltado aos poucos. Agora estamos bem esperançosos”, disse a coordenadora.


A Catedral Metropolitana de Manaus Nossa Senhora da Conceição já divulgou sua programação para Semana Santa, além da presença dos fiéis, as celebrações serão transmitidas ao vivo pelo canais oficiais da Catedral, da Arquidiocese de Manaus, Rádio Rio Mar e Rádio Castanho.


Confira a programação da Catedral


Domingo de Ramos – 10/04

às 7h30/10h/ 18h - Início da Missa na Praça da Matriz, no Centro de Manaus.


Segunda feira 11/04

15h às 17h30 - Confissões Sacramentais e Santa Missa, às 18h.


Terça-feira 12/04

9h às 11h30 - Confissões Sacramentais e Missas às 12h e às 18h.


Quarta-feira 13/04

9h às 11h30 - Confissões Sacramentais

12h - Santa Missa.

18h - Celebração Penitencial .


Quinta-feira 14/04

9h - Missa do Crisma e Benção dos Óleos.

19h – Missa da Ceia do Senhor, com o ato do Lava-Pés.

20h30 – Vigília Eucarística.


Sexta-feira 15/04 - Paixão do Senhor

7h- Ofício Divino da Manhã, seguido de Via Sacra (saindo da Catedral para o Santuário de Fátima na Praça 14).

9h30 ás 11h30 – Confissões Sacramentais.

15h – Celebração da Paixão do Senhor, seguido com a procissão do Senhor morto (saída do Santuário de Fátima para Catedral).

15h- Meditação das Sete Dores de Nossa Senhora na Catedral