Inscrições para Seminário “Suframa Conecta” encerram dia 24

18 de abril de 2022


O evento terá participação de dirigentes da Suframa e das secretarias estaduais ligadas à Ciência e Tecnologia da região Norte

Empresários e secretários de Ciência e Tecnologia vão discutir ações para o futuro da inovação na região norte


Manaus (AM) - Com objetivo de divulgar os efeitos benéficos dos investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) como vetores de desenvolvimento na região, a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) promove, no período de 25 a 26 de abril, o Seminário “Suframa Conecta”. O evento será no formato híbrido, com a participação de dirigentes da autarquia e secretarias ligadas à C&T da região norte.


As inscrições tiveram início na última quarta-feira (13) e seguem abertas até o próximo dia 24 deste mês. Para se inscrever o interessado deve acessar o link https://doity.com.br/suframa-conecta#about.

O Suframa Conecta será realizado na sede da Autarquia, localizada na Avenida Ministro Mário Andreazza, nº 1.424, Distrito Industrial. Haverá transmissão ao vivo pelo YouTube Suframanews. Para quem for participar presencialmente a capacidade do auditório Floreano Pacheco é limitada a 300 pessoas.



Programação

Durante os dois dias de seminário serão ministradas 14 palestras, com duração de dez a 50 minutos. Os palestrantes fazem parte da direção da Suframa e das secretarias estaduais ligadas à Ciência e Tecnologia de Amazonas, Amapá, Acre, Rondônia e Roraima e vão abordar sobre as ações para o desenvolvimento da inovação nos Estados que fazem parte do modelo Zona Franca de Manaus.

Na programação do evento está incluso a realização de palestras com especialistas com foco em mecanismo para expansão de projetos em tecnologia e inovação na Amazônia.


Confira a programação completa

Segunda-feira (25):

8h30 às 8h40: Abertura do evento na Superintendente da Suframa.

8h40 às 9h30: Apresentação das ações voltadas para Ciência e Tecnologia pelos estados do Amazonas, Acre, Roraima, Amapá e Rondônia.

9h40 às 10h40: Palestra “A importância das patentes para impulsionar a inovação na Amazônia” com Rodrigo Daniel Engenheiro Mecânico e pesquisador em Propriedade Industrial desde 2007 do INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

10h40 às 11h30: Palestra “Desmistificando o acesso aos investimentos em PD&I “, com Ygor Thomé economista, especialista em Gestão de Projetos e mestrando em Engenharia Industrial. E coordenador de Articulação da Política Tecnológica na Suframa.


Terça-feira (26) programação o dia todo

8h30 às 9h30: Palestra “Inovação e a Jornada de Transformação sob o prisma do Prioritário Indústria 4.0 – PPI4.0”, com Vania Vial empreendedora e entusiasta em Inovação. E coordenadora do Programa Prioritário de Indústria 4.0 e Modernização Industrial.

9h30 às 10h30: Palestra - “Ações em prol da Inovação sob o prisma do Programa Prioritário Empreendedorismo Inovador – PPEI”, com Renato Vernaschi Lima mestre em Engenharia de Produção, doutor em Engenharia Mecânica, gerente de projetos em instituições de grande porte e coordenador de processos de Customer Success em plataformas de tecnologia SaaS. Atualmente é responsável pela operação da Softex Amazônia.

10h30 às 11h30: Palestra “Ações em prol da Inovação sob o prisma do Programa Prioritário Bioeconomia – PPBio”, com Carlos Gabriel Koury engenheiro Florestal e atualmente diretor de Inovação em Bioeconomia do Idesan.

13h às 14h10: Palestra “A política institucional como direcionamento estratégico de PD&I” com Roberta Costa Engenheira e Cientista Política em Inovação.

14h10 às 15h: Apresentação de cases de interiorização PD&I nos estados AC, RR, RO, e AM

15h ás 15h40: Palestra “ O potencial da bioeconomia na Amazônia” com Camilo Yunes economista, mestre em ciências ambientais e sustentabilidade. Especialista em valoração econômica de ativos ambientais.

15h40 às 16h40: Palestra “A Importância da PD&I para o desenvolvimento de Sistema Local de Inovação” com Giancarlo Stefanuto, doutor em Política Científica- Tecnológica, especialista em políticas públicas de PD&I –TICs.


Com informações da Ascom/Suframa

Imagem: Divulgação