Luís Fabian é empossado como novo conselheiro do Tribunal de Contas do Amazonas

5 de abril de 2022


O novo conselheiro teve seu nome aprovado por unanimidade pelos deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na última quarta-feira (30)


Mayane Batista

Equipe BN

Novo conselheiro do TCE-AM, Luis Fabian já empossado na Corte de Contas do Amazonas



(Manaus-AM)- O ex-secretário de Estado de Articulação, Luis Fabian Pereira Barbosa, foi empossado como novo conselheiro do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), pelo presidente da Corte, Érico Desterro. O novo conselheiro assumiu a vaga deixada pelo conselheiro Antônio Julio Cabral, que se aposentou na última terça-feira (29).


A sessão solene de posse ocorreu na manhã desta terça-feira (5), no auditório do TCE-AM, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Corte de Contas. A cerimônia contou a presença de autoridades políticas do Estado, do TCE-AM, além da presença do governador do Amazonas, Wilson Lima e do prefeito de Manaus, David Almeida.


Luis Fabian Pereira Barbosa foi nomeado pelo governador Wilson Lima, conforme publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) da última quinta-feira (31 de Abril), após ter seu nome aprovado, por unanimidade, pelos deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na última quarta (30).


Em seu discurso de posse, o novo conselheiro cumprimentou autoridades presentes no evento e agradeceu aos parlamentares da Aleam, que aprovaram seu nome para o cargo de conselheiro e destacou que cumprirá todas às suas tarefas institucionais.


“Sinto neste momento um sentimento contraditório. De uma parte estou profundamente feliz por estar assumindo um cargo de elevada estatura, algo muito sonhado e planejado. Se algum mérito pessoal possuo devo atribuí-lo a generosidade dos meus amigos e a minha dedicação ao estudo, herança que devo à minha mãe. Ao mesmo tempo em que agradeço a generosidade de todos que me apoiaram e me apoiam na minha caminhada, permitam que me queixe da imensa responsabilidade que essa mesma generosidade me impõe. Sinto todo o peso das importantes atribuições que o cargo irá me exigir tenho absoluta convicção de que somente com a profunda compreensão da minha família, o indispensável apoio dos meus colegas e de todos que comigo atuarão, terei condições de bem desempenhar os meus afazeres institucionais” disse Luís Fabian, em seu discurso.

Luis Fabian é empossado no TCE-AM pelo presidente da Corte, conselheiro Érico Desterro


Saiba mais sobre Luís Fabian Pereira Barbosa - É doutor em Direito pela Universidade Católica de Santa Fé, na Argentina, e mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).


Tem experiência consolidada nas áreas de gestão empresarial, administração pública e consultoria jurídica, bem como no magistério do Direito Tributário, Empresarial, Econômico e Comunitário.


Suas produções acadêmicas concentram-se principalmente nas áreas de Direito Tributário, Direito Econômico Administrativo e Constitucional.


É membro da Academia Amazonense de Artes, Ciências e Letras, membro do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas e membro do Conselho Curador do ICBEU/Manaus.


Já exerceu o cargo de secretário de Estado da Educação e Desporto do Amazonas. Foi subsecretário municipal de Administração e Finanças da Secretaria Municipal de Educação (Semed).


Foi, ainda, procurador-chefe do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), coordenador jurídico da Secretaria de Educação do Município de Manaus/AM, tendo exercido o magistério superior em cursos de Graduação em Direito da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), da Universidade Paulista (Unip) em Manaus, do Centro Universitário do Norte (Uninorte), Faculdades Martha Falcão (FMF) e do Centro Integrado de Ensino Superior da Amazônia (Ciesa).


Foto: Assessoria do TCE-AM