Manaus Previdência recebe mais uma instituição nacional para troca de experiências

16 de julho de 2022

A Manaus Previdência recebeu, nesta sexta-feira, 15/7, a visita de um representante do Instituto de Previdência do Estado de Roraima (Iper). Matheus Gomes da Costa é chefe de seção de análise e acompanhamento do setor de investimentos e veio conhecer a estrutura da autarquia da Prefeitura de Manaus, considerada referência em gestão previdenciária no Brasil.


Matheus participou da reunião do Comitê de Investimentos (Cominv), que acontece quinzenalmente, e conheceu a equipe da Superintendência de Investimentos (Supinv), além disso, trocou ideias com o Conselho Diretor (Codir) da Manaus Previdência.

“É sempre uma satisfação podermos trocar experiência entre os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) com a nossa expertise do Pró-Gestão”, disse a diretora-presidente Manaus Previdência, Daniela Benayon.

“Deu para perceber que a Manaus Previdência é uma instituição de referência muito bem organizada. Foi possível ver na prática tudo o que a gente já sabia sobre a reputação, especialmente na parte de investimentos, na tomada de decisões e na transparência da instituição”, apontou Matheus Gomes da Costa.

O gestor do Iper destacou o quanto é especial ver um RPPS do Norte se destacar nacionalmente com o nível IV no Pró-Gestão, certificação de qualidade emitida pelo governo federal.


Visitas frequentes

Entre os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), a Manaus Previdência é uma referência nacional em gestão previdenciária de capital com a certificação do Pró-Gestão Nível IV. Além de Manaus, apenas Jundiaí (SP) possui esse nível.

Em maio deste ano, a autarquia recepcionou uma equipe do Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Joinville (SC) (Ipreville), que veio conhecer as práticas previdenciárias de Manaus, por almejar a certificação do Pró-Gestão no Nível IV. Em abril, foi a vez da visita do gestor de investimentos do Instituto de Previdência dos Servidores de Teresina (PI) (IPMT), José Veloso. Por meio de videoconferência, a Manaus Previdência também atendeu a Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado de Pernambuco (Funape).

Em 2021, a autarquia recebeu visita de gestores dos RPPS de Rondônia, Roraima e Alagoas, além de participar da reunião de benchmarking on-line com a Subsecretaria de Gestão Previdenciária de Belo Horizonte (MG).