Manaus terá 11 pontos de vacinação contra a Covid-19 neste sábado, 3/9

3 de setembro de 2022

A Prefeitura de Manaus irá disponibilizar 11 pontos de vacinação contra a Covid-19 neste sábado, 3/9, distribuídos de forma estratégica em todas as zonas geográficas da cidade. A campanha de imunização contra a doença na cidade, executada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), oferta a primeira, segunda, terceira e quarta doses da vacina.


A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, informou que os pontos irão funcionar de 8h às 12h, e os usuários precisam levar um documento de identidade com foto e o cartão de vacina, para atualizar o esquema de vacinação.

“Já estamos com mais de um ano e meio aplicando a vacina contra a Covid-19 na capital, e o sucesso da campanha permitiu que voltássemos a abrir o comércio em sua totalidade, realizar grandes eventos, entre outros avanços na pandemia. Então, peço que você busque um posto de vacinação da Semsa, leve seus amigos e familiares, e estabeleça a sua proteção contra o vírus”, orientou Shádia.

A titular da Semsa lembrou que as pessoas que estiverem com dúvidas em relação à dose que precisam tomar, podem fazer a consulta individual na plataforma Imuniza Manaus (imuniza.manaus.am.gov.br). Basta clicar em “consultar minhas doses” e digitar o número do CPF.

“Inicialmente, o ciclo vacinal contra a Covid-19 era de duas doses, mas o Ministério da Saúde liberou a terceira e quarta doses para reforçar a proteção da população. Estudos científicos comprovaram que o nível de imunidade cai depois de um tempo, e as doses de reforço são essenciais para restabelecer os altos níveis de anticorpos”, explicou a secretária.

A lista dos pontos de vacinação pode ser conferida no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br) e no link bit.ly/localvacinacovid19. Os detalhes também são divulgados nas redes sociais da secretaria (@semsamanaus no Instagram e Semsa Manaus no Facebook).

Dados

Até a manhã desta sexta-feira, 2/9, a Semsa já havia aplicado 4,8 milhões de doses da vacina contra a Covid-19, sendo 1,9 milhão de primeira dose ou dose única, 1,6 milhão de segunda dose, 937 mil de terceira dose, e 336 mil de quarta dose. Os dados podem ser acessados pela população no Vacinômetro municipal (vacinometro.manaus.am.gov.br).

A secretária da Semsa ressaltou que, apesar do avanço na campanha, ainda há um quantitativo grande de pessoas com ciclo vacinal incompleto, principalmente em relação às doses de reforço. O Vacinômetro aponta que mais de 636 mil pessoas estão com a terceira dose atrasada, e mais de 357 mil com atraso na quarta dose.